6.4.05

Crítica aos críticos

Eu gosto de cinema (ponto de exclamação)!
Gosto de filmes para pensar, para chorar, para rir, de pipocas, de chocolates, para ver com a(o) namorada(o), para ver com um(a) amigo(a), para ir com um grupo de malucos, etc.
O propósito de um filme deve ser entreter, distraír e tirar a nossa atenção da porca da vida, quanto mais não seja, por uns breves minutos. Cinema é entretenimento, nada mais; e como se costuma dizer: I don't know if it's art, but i like it!
Agora, o que me mete realmente nojo são os supostos críticos de cinema. Ou aqueles que gostam de fazer críticas ao cinema; porque como são todos uma cambada de punheteiros, resolvem "foder" da única forma que conseguem que é a falar mal das coisas que dão dinheiro para ir ver.
Qual clube inerte de poetas podres, fazem o gosto ao volvo e vomitam a merda que têm dentro da cabeça para páginas de jornais, na rádio, televisão, internet, etc. de forma a impressionar as pessoas e levá-las a pensar: "uau!, mas este gajo é realmente esperto! Ele critica cinema, e fala mal de filmes que eu vi e até gostei. Se calhar, também vou começar a dizer mal dos filmes que vi, para me fazer de inteligente. Quem sabe se assim eu me consigo ver melhor ao espelho?"
Pois é, estas coisas acontecem mesmo; quem não conhece um pseudo-crítico de cinema, ponha o dedo no ar (na atmosfera, por assim dizer; 99% do volume da cabeça destes auto-graçolas).
Um amigo meu disse que aos críticos nunca ninguém há-de erguer estátuas. Porque é que em vez de criticar, não tentam fazer melhor?
Sejamos concisos: eu vi o The Grudge, porque supostamente está classificado como o filme mais assustador de sempre. Foi esta a terra prometida que me fez pagar 5€ (1 conto de réis) para ir ver esse filme. Não gostei, porque não achei o fime nada de especial. Mas atenção, esta é a minha opinião, na qual eu vos convido a cagar! EU não gostei. Mas o Zé e a Joana podem gostar e por isso não vou publicar um texto a desaconselhar as pessoas, tentando fazer a opinião delas pelos meus padrões culturais e psicológicos. Fodam-se todos vocês, críticos da tanga, pseudo-intelectuais virtuosos da punheta, que para aí andam a amarinhar pelas paredes com a obsessão de dizer mal deste ou daquele filme.

Morram, piratas de água doce!

4 comentários:

Nuno Cargaleiro disse...

Poderia existir uma vertente, do estilo arena mortal kombat para se confrontarem entre si!... a selecção natural tratava do resto... e já agora lolito, o the grundge é realizado pelo realizador original que criou a sua versão para tv, que a transpos para cinema, que fez a sequela (tudo isto no japão) e que por sua vez fez a versão com actores americanos no japão... hmmm qualquer critico que disser que ele é um bom realizador só pode ser mesmo estúpido, inconsciente ou então não viu o filme e escreve com base no imdb.com (nota: acreditem que muitos fazem assim...)

Alexandre Vilarinho disse...

Foi uma das maiores desilusões que tivve em toda a minha vida. Péssima actriz (não vou com a Buffy nem à lei da bala), e PÉSSIMO final!

Enfim. 5€ para o caraças... Ainda bem que não fui eu que paguei. ;)

gonn1000 disse...

Nuno, costumo criticar filmes frequentamente no meu blog, e um dos que abordei recentemente foi mesmo o The Grudge. Tal como tu, também o achei muito fraco. Não achas que, quando pagas (ou mesmo que não pagues) para ver um filme, tens direito a apontar os seus defeitos e os motivos que te fizeram sentir defraudado? E olha que a crítica não se limita a dizer mal dos filmes, há muitos títulos de culto que não seriam conhecidos de grande parte do público se não fosse o destaque da imprensa...Para mim, a crítica é apenas uma opinião (há umas mais fidedignas do que outras, mas isso é obviamente subjectivo) e não uma verdade absoluta...

Incitatus disse...

Bem, isto é como tudo, há bons criticos e maus criticos, há quem ligue à critica e se deixe influenciar, há quem leia para comparar opiniões e pontos de vista, de qualquer das formas este comentario vem mais no sentido de vos convidar a ver a versão original do filme em japonês, e depois digam-me o que acharam, isso vale também para o The Ring e toda a escola de terror norte americana que esta quase esgotada e precisa agora de adaptar a genialidade dos outros ao "american way".
Logico que um filme de terror com a Michelle Gelar é de fugir, começamos todos a espera que ela desate ao soco e pontapé na "Heidako", esqueçam o americano, vejam o Ju-on, ate a serie de TV é excelente...

Fikem bem, sempre bem