4.8.05

Doutores e engenheiros

Títulos; ainda há dias, durante o almoço, estive a debater este assunto com as minhas colegas de trabalho, uma das quais é a excelsa engenheira Paula.
Dr., Engenheiro, Doutor (por extenso), etc. Nós não somos os nossos títulos, nem somos aquilo que temos no banco, nem as roupas que usamos, e por aí a fora, como diz o nosso Tyler Durden. Lembro-me que, quando acabei a licenciatura, recebi uma proposta do banco de que sou cliente, a sugerir que mudasse o nome no meu cartão de multibanco para "Dr. Ricardo Valadares".
Não, obrigado, foi a minha resposta. Eu não me chamo Dr., não mudei de nome, nem dou mais importância a uma ou outra pessoa só porque tem um título. É cagativo aquilo que está escrito antes do nome; por mim, ter título não compra respeito ou admiração.
Existem uns nojentos, que lá porque se formaram nisto ou naquilo, pensam que podem entrar onde querem, cagar arrogância para cima das pessoas e um gajo ainda tem que dizer: "sim, senhor, este homem tem título e pode, portanto, andar por cima de mim!"
Os títulos sobem à cabeça dalgumas pessoas, é certo. O àlcool também. O dinheiro também. E tudo o que sobe à cabeça, faz mal.
O que também sobe à cabeça é a dor de cotovelo. Muitas vezes, as pessoas que têm uma formação superior sofrem comentários descriminatórios da parte dos menos formados. Os comentários de "Estes engenheiros da tanga; agora estes drs. não sabem fazer nada; andaste a estudar não sei para quê..." quem nunca ouviu isto, tem vivido em Marte nos últimos tempos. A dor de cotovelo é algo que mete tanto ou mais nojo ainda do que quando sobe um título à cabeça de alguém.
Em qualquer um dos casos, sai um balde de merda para a mesa do canto, por favor!

1 comentário:

Alexandre Vilarinho disse...

Eu preferia mel, mas pronto...