30.12.10

"Esmolhinhas" é no Natal

Cheios de Espírito Natalício vamos às compras, fazemos compras todos os dias do ano, mas nesta altura mais freneticamente e em maior quantidade.

Esta é a altura que nos pedem para arredondar, a diferença é para o comerciante fazer esmola para uma das milhares de instituições que ajudam um qualquer género de “pobre” (será que o lojista ganha benefícios fiscais fazendo caridade com o dinheiro que não é dele)?

Também nos vendem CD’s e Livros de um grande mamífero ou grande ave não voadora, onde METADE do dinheiro é mandado para uma outra instituição (se eu entregasse o valor a essa instituição, ela recebia a TOTALIDADE do valor do disco ou livro ou etc.)

Abundam os métodos de alguém fazer caridade com o dinheiro dos outros. Nos vários programas de entretenimento o acto de dar esmola é apresentado como a melhor invenção desde a roda. Mas não é!

Se eu colaborar com estas campanhas inundadas de hipocrisia natalícia, não estarei a colaborar com um sistema económico que se baseia na acumulação da riqueza produzida por todos, na mão só de alguns? Colaborando com estas campanhas não estou a ajudar a prolongar este sistema?

Este sistema em que o poder acumulado pelos ricos e poderosos é tal, que a democracia está em risco. Os capitalistas impõem aos governos, seja qual for a cor que esses governos dizem defender, o modo como a economia deve funcionar e quais as leis que esses governos devem criar!!

Mal por mal, e para ajudar os pobres, não será mesmo melhor deixar isto ir para o cano de uma vez por todas??

Sem comentários: