17.6.09

Plutocracia?

O Presidente do Banco de Portugal, Vitor Constâncio, vai à Assembleia da República. Quando confrontado com a falha grave de supervisão ao BPN, diz que o CEO de uma empresa não tem que sabe todos pormenores.



Compreendo que decidir onde gastar os mais de 17 mil euros mês, mais todas as despesa, que se possam inventar, seja um trabalho esgotante.

Mas se o mais alto responsável de uma empresa não tem a obrigação de saber todos os pormenores, tem, pelo menos, que ter subalternos que tenham essa obrigação, alguém tem que ser responsabilizado. E esse responsável máximo, tem a responsabilidade de se rodear de pessoas competentes, já que ele não tem obrigação de o ser.

Mais uma vez, nesta bela república, ninguém tem culpa de nada. Foi só mais um azar, um errozinho. Quando se chega aos grandes roubos, aos verdadeiros responsáveis do estado do país, ninguém foi! Ninguém sabe! É assim o business! E com o business não se discute!

Crimes camuflados durante anos a fio
Tavam lá todos eles mas ninguém viu
Não foi ninguém, ninguém fez nada,
E se por acaso perguntarem ninguém diz nada
”.
Boss AC

1 comentário:

Alexandre Vilarinho disse...

Antes de deixar o meu comentário, só queria dizer que esse Sr. que fala quando o Sr. Governador está calado e que afirmou em tempos que a presença de deputados comunistas e bloquistas na comissão de fiscalização dos serviços de informação poria em risco segredos de Estado, é um valente monte de merda.

Quanto mais sobes numa hierarquia, mais altos são os ordenados supostamente porque as responsabilidades são maiores. Agora neste caso, o Sr. Governador não sabe o que se passa no seu local de trabalho? Não é o seu dever estar informado pelas chefias dos diversos departamentos que ele próprio encabeça? Ó Sr. Governador, vamos a ganhar um pouco de vergonha na tromba. Assuma as responsabilidades como qualquer chefe e depois logo distribui a porrada que tem a distribuir pelas chefias de departamento.

Isto não é só ganhar 280 889€ por ano, possuir 570.454€ em aplicações financeiras e contas bancárias, possuir uma habitação em Oeiras, ter 25% de um outro apartamento e de quatro prédios urbanos na zona de Estremoz, Sr. Governador...