16.4.09

Crise...?

Como é bem sabido, a imprensa desportiva sensacionalista impera no nosso país e Portugal tem três jornais desportivos diários que necessitam de notícias.
Não querendo ser arrogante, é verdade que o Benfica na capa vende um pouco mais que o Sporting ou o Porto. O exemplo já tinha sido dado pelo meu "colega de redacção" e que se pode ler aqui.
A última onda jornalística, fala sobre uma suposta crise que atingiu a equipa do Benfica, sabe-se lá bem porquê
Estamos a 6 jornadas do fim do campeonato (18 pontos por disputar) e o Benfica está em 3º lugar, a 4 pontos do 2º classificado, o Sporting, que por sua vez está a outros 4 pontos do 1º classificado, o Porto.
Em 4ª lugar, vem o Nacional também a 4 pontos do 3ª, logo seguido do Braga com menos 1 que o Nacional.
Ora, o que interpreto nesta análise? Se o titulo nacional ainda não está atribuído tendo também o Sporting grandes chances de o obter, é-me simples deduzir que o Benfica também não está arredado do 2º lugar e que, quer o Nacional e quer o Braga, ainda podem atingir o 3º lugar.
Eu questiono: mas que crise...?
Não só coloco em causa a suposta "crise" da Luz, como contraponho com a verdadeira crise que se passa com as arbitragens portuguesas.
Depois da vergonha a que assistimos na final da Taça da Liga, é de espantar que muitas pessoas que apregoam a tal "crise", se esqueçam do que se anda a passar no nosso campeonato.

Existe uma lista com os erros de arbitragem mais grosseiros em jogos da Liga Sagres dos 3 grandes até à 24ª Jornada, baseada na análise de especialistas dos nossos diários desportivos, a qual segue mais abaixo.

------
1ª Jornada
FC Porto 2 - 0 Belenenses: Expulsão incorrecta de um jogador do Belenenses.
Sporting CP 3 - 1 Trofense: Penalty claramente mal assinalado a favor do Trofense, numa falta cometida muito antes da grande área, com o resultado em 3-0. Expulsão ainda assim justa de Polga na sequência do lance.
Rio Ave 1 - 1 SL Benfica: Canto que dá origem ao golo do Rio Ave é precedido de falta não assinalada sobre o GR do Benfica. Penalty por assinalar sobre Pablo Aimar com o resultado em 1-1.

2ª Jornada
SL Benfica 1 - 1 FC Porto: Penalty por assinalar sobre Di Maria, com o resultado em 0-1.
SC Braga 0 - 1 Sporting CP: Penalty por assinalar a favor do Braga por atropelo na área ao jogador Meyong, com o resultado em 0-1. Expulsão perdoada a Izmailov, que depois de receber um amarelo insistiu em faltas merecedoras de amarelo.

3ª Jornada
Sporting CP 1 - 0 CF Belenenses: Golo marcado em fora de jogo por Postiga, inaugurando o marcador.
Rio Ave 0 - 0 FC Porto: Penalty por assinalar por mão na bola de Gaspar (tipo 1). Expulsão perdoada a Lucho González após falta perto da grande área.
Paços de Ferreira 3 - 4 SL Benfica: Expulsão perdoada a Nuno Gomes com o resultado em 1-3.

4ª Jornada
SL Benfica 2 - 0 Sporting CP: Penalty por assinalar sobre Yebda, com o resultado em 0-0 (tipo 1).
FC Porto 2 - 0 Paços de Ferreira: Nada a assinalar.

5ª Jornada
Sporting CP 1 - 2 FC Porto: Penalty inexistente sobre João Moutinho a dar o empate (1-1). Expulsões perdoadas a Bruno Alves, Tomás Costa e Derlei.
Leixões 1 - 1 SL Benfica: Penalty por assinalar por mão na bola a favor do Benfica, com o resultado em 0-0. Golo mal anulado a Yebda, por pretensa falta de Nuno Gomes sobre o GR, inexistente, com o resultado em 0-1.

6ª Jornada
FC Porto 2 - 3 Leixões: Golo mal anulado ao Leixões com o resultado em 2-2.
SL Benfica 1 - 0 Naval: Penalty por assinalar por falta sobre Ruben Amorim, com o resultado em 0-0. Fora de jogo mal assinado contra a Naval, com o jogador da Naval completamente isolado, com o resultado em 0-0.
Paços de Ferreira 0 - 0 Sporting CP: Expulsão perdoada a Tonel, por agressão bárbara a um adversário.

7ª Jornada
Naval 1 - 0 FC Porto: Expulsão perdoada a Bruno Alves na 2ª parte.
Rio Ave 0 - 1 Sporting CP: Golo mal anulado a Liedson, com o resultado em 0-1.
Guimarães 1 - 2 SL Benfica: Penalty por assinalar sobre Aimar aos 3 minutos. Fora de jogo mal assinalado quando Suazo seguia isolado, resultado estava em 2-0. Expulsão perdoada a Meireles por cotovelada em Aimar. Expulsão perdoada a Andrézinho por agressão a Suazo. Expulsão perdoada a Wenio por entrada a pés juntos sobre Pablo Aimar.

8ª Jornada
FC Porto 2 - 0 Guimarães: Nada a assinalar
Sporting CP 0 - 1 SC Leixões: Penalty por assinalar sobre Wesley aos 45'.
SL Benfica 1 - 0 Est. Amadora: Nada a assinalar

9ª Jornada
Naval 0 - 1 Sporting CP: Nada a assinalar
Académica 0 - 2 SL Benfica: Nada a assinalar
E. Amadora x - x FC Porto: adiado

10ª Jornada
Sporting CP 2 - 0 Guimarães: Penalty por assinalar a favor do Sporting. Golo mal anulado ao Sporting com o resultado em 2-0.
FC Porto 2 - 1 Académica: Nada a assinalar
SL Benfica 2 - 2 Setúbal: Árbitro dá lei da vantagem numa falta dura sobre Reyes... a jogada desenrola-se longamente... cruzamento de Jorge Ribeiro, e Suazo marca. O árbitro anula para marcar a falta inicial, para não assinalar fora de jogo que o assistente indicou (e mal), mas não mostra o 2º amarelo ao Sandro. Resultado estava em 2-1.

11ª Jornada
E. Amadora 1 - 3 Sporting CP: Golo mal validado ao Sporting, por fora de jogo, com o resultado em 1-1.
Setúbal 0 - 3 FC Porto: Nada a assinalar
Marítimo 0 - 6 SL Benfica: Nada a assinalar

12ª Jornada
Sporting CP 0 - 0 Académica: Nada a assinalar
FC Porto 0 - 0 Marítimo: Expulsão perdoada a Lisandro, o argentino ao tentar ultrapassar o adversário (Miguelito) é travado em falta, contudo, imediatamente antes na disputa de bola, atinge o adversário na cara. Cartão vermelho por mostrar. Bola bombeada para as costas da defesa do Porto, com Rolando a importar-se em controlar o adversário com os braços, em vez de se preocupar com a bola, derruba o adversário empurrando-o e ainda corta a bola com os braços. Bruno Alves corta um cruzamento com o braço dentro da grande área, penalty por assinalar. Expulsão perdoada a Hulk. Agressão de F. Cardozo a Rolando impune.
SL Benfica 0 - 0 Nacional: Penalty por assinalar sobre Nuno Gomes. Golo mal anulado a Cardozo, por pretensa mão na bola de Miguel Victor que, no chão, levou com uma bola, de costas, tendo esta acertado na mão do jogador do Benfica.

13ª Jornada
Trofense 2 - 0 SL Benfica: Nada a assinalar.
Setúbal 0 - 2 Sporting CP: Nada a assinalar.
Nacional 2 - 4 FC Porto: Nada a assinalar.

14ª Jornada
Sporting CP 2 - 0 Marítimo: Nada a assinalar.
SL Benfica 1 - 0 Braga: Golo mal validado a David Luiz. Penalty por assinalar contra o Benfica. Penalty por assinalar sobre Suazo, ainda na primeira parte.
FC Porto 0 – 0 Trofense: Expulsão perdoada a Bruno Alves por agressão ao jogador Reguila. Penalty por assinalar sobre Lisandro, por falta de Valdomiro.

15ª Jornada
Belenenses 0 - 0 SL Benfica: Expulsão perdoada a Rodrigo Arroz ainda na 1ª parte. Penalty por assinalar sobre Yebda, com resultado em 0-0. Expulsão incorrecta de Miguel Vítor. Penalty por assinalar sobre falta e respectiva expulsão perdoada ao GR do Belenenses.
Braga 0 - 2 FC Porto: Golo mal validado a Rodriguez com resultado em 0-0, por fora de jogo de Hulk. Penalty por assinalar por falta sobre Meyong, e consequente cartão vermelho por exibir. Penalty por assinalar para o Braga por falta sobre Allan. Mão do jogador Guarin na área não penalizada com grande penalidade.
Nacional 1 - 1 Sporting CP: Nada a assinalar.

16ª Jornada
Trofense 0 - 0 Sporting CP: Nada a assinalar.
SL Benfica 1 - 0 Rio Ave: Nada a assinalar.
Belenenses 1 - 3 FC Porto: Nada a assinalar.

17ª Jornada
Sporting CP 2 - 3 Braga: Nada a assinalar.
FC Porto 1 - 1 SL Benfica: Penalty mal assinalado por pretensa falta de Yebda, com o resultado em 0-1.
(Não considerado, admitindo que possa ter havido penalty sobre o Lucho na 1ª. Parte)

18ª Jornada
Belenenses 1 - 2 Sporting CP: Golo mal validado ao Belenenses com o resultado em 0-0, por fora de jogo. Expulsão perdoada a Rochemback por agressão.
SL Benfica 3 - 2 Paços de Ferreira: Nada a assinalar.
FC Porto 3 - 1 Rio Ave: Penalty inexistente a dar o 1-0. Golo mal anulado ao Porto com o resultado em 1-0. Golo mal validado ao Porto com o resultado em 1-1, por falta de Farias.

19ª Jornada
Paços de Ferreira 0 - 2 FC Porto: Golo mal anulado a Carlos Carneiro, por pretensa mão na bola, com o resultado em 0-2.
Sporting CP 3 - 2 SL Benfica: Penalty por marcar sobre Aimar com o resultado em 0-0. Penalty por marcar por mão de Maxi Pereira com o resultado em 1-0.

20ª Jornada
SL Benfica 2 - 1 Leixões: Nada a assinalar.
FC Porto 0 - 0 Sporting CP: Cartão vermelho perdoado a Rodriguez.

21ª Jornada
Sporting CP 2 - 0 Paços de Ferreira: Nada a assinalar.
Leixões 1 - 4 FC Porto: Nada a assinalar.
Naval 1 - 2 SL Benfica: 2º. Golo do Benfica resultou de falta mal assinalada.

22ª Jornada
Sporting CP 2 - 0 Rio Ave: Nada a assinalar.
FC Porto 2 - 0 Naval: Nada a assinalar.
SL Benfica 0 - 1 Guimarães: Nada a assinalar.

23ª Jornada
Leixões 0 – 1 Sporting CP: Pretensa mão de Abel, reclamada como penalty pelo Leixões
Guimarães 1 - 3 FC Porto: Nada a assinalar.
Amadora 1 - 2 SL Benfica: 1º. Penalty a favor do Benfica inexistente.

22ª Jornada
Sporting CP 3 - 1 Naval: Nada a assinalar.
F C Porto 3 - 0 Amadora: Nada a assinalar.
SL Benfica 0 - 1 Académica: Golo mal anulado a Pablo Aimar. Penalty por assinalar a favor do Benfica, por falta sobre David Luiz.

Classificação da Liga à 24ª Jornada
FC Porto 54
Sporting CP 50
SL Benfica 46

Classificação virtual sem erros de arbitragem
SL Benfica 53
FC Porto 52
Sporting CP 46

A verdadeira crise está na péssima gestão da liga sobre os árbitros que têm o poder de adulterar um resultado com uma má análise de um lance. Solução: Além da profissionalização, as novas tecnologias.
Ao falar das arbitragens é impossível contornar as novas tecnologias. Eu sou um fervoroso adepto de tudo o que possa ajudar a tornar o jogo-rei justo, imparcial e sem favorecimentos evidentes.
No ténis, além dos 4 juízes de linha e do juiz principal, uma decisão pode ser contestada por um dos jogadores (bola dentro ou fora). Se assim for, os mesmos possuem à disposição um sistema que lhes permite analisar o lance em segundos e, se necessário, altera-se a decisão.
Torna o jogo menos interessante? Não.
No hóquei no gelo, sensores detectam se a bola passou ou não a linha de golo.
Torna o jogo menos interessante? Bem... aqui sou um pouco suspeito dado que não sou fã do desporto... Mas é inegável que existe justiça.
São dois simples exemplos em como o desporto deve ser: sem influências externas às suas leis e jogadores.

O que me ocorre sobre tudo isto neste belo país plantado à beira-mar, habituado à corrupção e aos sacos azuis, descreve-se por uma simples imagem.

arbitragem

5 comentários:

Pedro Rodrigues disse...

Num programa que discutiu a utilização de novas tecnologias no futebol, a opinião de um participante, acho que comentador, foi que era contra, e porquê? Porque grande parte do interesse do futebol é a discussão dos lances duvidosos nos dias seguintes aos jogos!!

Eu concordo, o que interessa é discutir!

Mas assim se vê que, afinal, há muito menos gente a gostar de futebol do que se diz por aí, até comentadores e jornalistas gostam mais da discussão e da venda jornais... o futebol é apenas uma desculpa como outra coisa qualquer... como até tiveram más notas em ciências políticas têm que comentar desporto!

Pedro Rodrigues disse...

Alias, se já estivessem em uso as novas tecnologias no futebol e não houvesse casos, não teria havido assunto para este post tão longo e trabalhoso, digno de um verdadeiro investigador jornalístico.

Alexandre Vilarinho disse...

Já viste se o futebol fosse um desporto sem casos, com vencedores justos (no sentido lato da palavra), sem invenções, complicações, roubos, polémicas, protagonistas que não o devem ser, titulos atribuidos injustamente, e outros tantos...?

Devia ser uma seca... ou então não!

Deve ter a mesma piada que irmos a 45klm dentro de uma localidade e um guarda parar-te e dizer "você ia a 90klm porque eu quero" e tu refilas mas calas a boca e pagas a multa...

Giro, não é?

Pedro Rodrigues disse...

Épa agora fizeste-me lembrar john Lennon “Imagine all the people, enjoying football as one... duh uh”

Alexandre Vilarinho disse...

LOL
Só me falta a vaca da japonesa traiçoeira :D